sábado, 9 de fevereiro de 2013

No horizonte Queremos Chegar.



BLOCO CARNAVALESCO LÍRICO UTOPIA E PAIXÃO
Fundado em 20 de maio de 2007
Morro da Conceição/ Recife

            Fundado em 20 de maio de 2007, com sede no Morro da Conceição, tendo por objetivo valorizar e divulgar cada vez mais a Cultura Pernambucana, que tem suas cores azul e branco em homenagem a nossa Senhora da Conceição.
No Carnaval de  2013 o tema  é  “Utopia com Hugo Martins o Tema é Frevo” , estamos fazendo uma homenagem a Hugo Martins pelo seu trabalho frente ao programa o “Tema é Frevo” na Radio Universitária durante todos ano.
O Bloco Carnavalesco Lúrico Utopia e Paixão, em sua existencia cultural, tem um compromisso que vai além do enfoque cultural, se entrelaça na militancia de seus membros na busca por uma sociedade sem exclusão,  sem preconceitos, que  permita o convivio com as diferenças  e na busca  por um mundo onde todos sejam respeitados com diginidade, onde  possam usufruir das politicas públicas que o estado de direito deve garantir a todos os cidadão de forma individula e coletiva.
O que é um bloco, se não uma  bela explosão cultural coletiva...
Daí, nossa utopia tem por essência a busca pela efeitvação das políticas públicas culturas, mas, principalmente  pelas  políticas públicas no campo social,  estamos em vários espaços da cidade, envolvidos  na discussão das politicas  voltadas para a  a garantia da igualdade racial, inclusão da pessoa com  deficiência, contra o racismo e a homofobia a negros, negras, homo e heterossexuais e violência  contra a mulher, pelo direito a educação, habitação, moradia, saúde e cultura.
 O dia a dias dos que fazem o Bloco Utopia e Paixão, são de busca constatante por qualidade de vida, por participação cidadã e pela melhoria para nossa comunidade, para nossa cidade, nosso estado, nosso país e para o mundo. 

                                             Realidade, o folião tem demais.                        
Ao raiar do dia, no despertar.
Hoje tem UTOPIA, só alegria,
Tem fantasia, é carnaval,
                                         Vamos todos sonhar.

Nossa utopia é por uma sociedade mais democrática, inclusiva e sustentável.
 Estamos também fazendo nossa parte, tentando conviver em hamonia com a natrureza, por isso, partilhamos com alegria que  em nosso hisórico de 5 anos de existência, trazemos a  preocupação com o meio ambiente, e numa tentativa de reduzir o empactos do resíduos, nossos  adereços são confeccionados no enfoque do uso do material reciclável. Neste fesfile de 2013, os adereços de cabeça das pastoras usaram 200 garrafas Pet e 50 quilos de tecidos, 40 caixas de leite para confecção das bolsas, nas calça do músicos, foram usados 60 k de tecidos, tudo reciclado,  custumizados pelas  mãos dos artesãos da comunidade do Morro da Conceição.
O Carnaval,  em sua expressão cultural maior é o nosso momento de  afirmação cultural,  de liberar as tensões diarias  na luta constante pelo mundo melhor e  desce as ledeiras do Morro da Conceição e  nos transformados em reis e rainhas do carnaval.  

A paixão pela vida  nos trouxe aqui.
Do céu, o azul e o branco,
A nos colorir.
Do manto, transbordamos amor.
Reis e rainhas... a seu dispor.

No entanto, é com muita emoção e lágrimas nos olhos,  sentimento esse, canalizados pela tristeza dos  demais desfilantes,  que partilhamos nosso protesto  por estamos excluídos da grade Oficial dos Desfiles de Blocos Líricos, na segunda feira de Carnaval no centro da Cidade pela atual gestão da Prefeitura da Cidade do Recife.
 A vida já nos ensinou que as Utopias nem sempre são possível de serem alcançadas, mais  os sonhos, são nossos, não dependem de orgão públicos  ou gestores
 A Todos desejamos um bom Carnaval e convidamos para nosso desfile domingo, dia 10 de fevereiro às 19:00 hora, no Morro da Conceição.

Adeus! Aqui, tristeza jamais!
Irreverentes, vamos regressar.
Adeus! Evoé foliões!
Com UTOPIA E PAIXÃO,
No horizonte queremos chegar.

                                                                   Recife, 07 de fevereiro de 2013
                                                                 Mauricea Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário