domingo, 22 de maio de 2011

Jornal Folha Digital

Passeio ciclístico é destaque de projeto

Nem mesmo a chuva que caiu na tarde de ontem espantou quem foi ao Recife Antigo para curtir as atividades culturais e de lazer do Projeto Viver o Bairro. A novidade neste fim de semana foi o passeio ciclístico que tomou as ruas do Centro. Os participantes deixaram o Marco Zero, pouco depois das 16h, e percorreram a praça do Arsenal, o Cais do Apolo, a ponte Giratória, o Cais de Santa Rita, a avenida Martins de Barros, a praça da República, a rua do Sol, a ponte Velha, a rua Doutor José Mariano, a rua da Aurora, a rua João Lira, a avenida Mário Melo, a ponte do Limoeiro, o Cais do Apolo até chegar ao Paço Alfândega, onde um grande bicicletário aguardava os participantes, que puderam deixar suas bicicletas e aproveitar o resto da programação.
Simultaneamente ao passeio, diversas oficinas foram oferecidas à população. Uma delas, a de desenho, chamou a atenção da garotada. Outras oficinas oferecidas foram break, danças populares, capoeira, jogos, contação de estórias. Também foram oferecidas oficinas de arte nas áreas de reciclagem, desenho, biscuit, ma­quiagem car­navalesca, bordado, trancinha tererê, frevo e percussão. A criançada ainda teve uma brinquedoteca à disposição para passar o tempo.
A programação cultural começou com o “Roteiro a pé pelos caminhos do Recife”, a partir do Centro de Informações Turísticas, no Arsenal da Marinha. Na Avenida Rio Branco, uma arena de esportes radicais foi montada para atender aos praticantes de skate, BMX e patins. Enquanto isso, no Marco Zero, quem deu o tom da festa foi o Bloco das Flores, que levou ao Recife Antigo o lirismo dos antigos carnavais.
Em seguida, se apresentaram o Bloco Carnavalesco Lírico Utopia da Paixão, Amantes do Pinho, Rosas da Boa Vista, Compositores e Foliões, Batutas de São José, Banhista do Pina, Madeira do Rosarinho. Na Rua da Guia, o comando foi dos Maracatus Nação Axé da Lua e Nação Leão de Juída, além dos Afoxés Filhos de Xangô, Iami Balé Gilé e Omi Sabá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário